Conteúdo do curso
Descrição do curso
Ter uma pergunta clara facilita a escolha do tipo de gráfico que lhe responde de forma mais eficaz. Mas é o design com propósito que permite o alinhamento de ambos: qual a série que deve ser destacada? Como deve ser usada a cor? Que valores de referência, anotações, etiquetas, devem ser adicionadas?
A ferramenta de visualização mais familiar, o Excel, tem más pré-definições e encoraja o uso de efeitos enlatados para tornar os gráficos mais "apelativos". O design aplicado neste curso vai em sentido oposto: um design funcional que procura tornar o gráfico mais eficaz, ao mesmo tempo que resulta num objeto elegante que nada tem a ver com efeitos 3D e outros.
Este curso é especialmente concebido para que pessoas sem competências específicas na área do design tenham capacidade para avaliar e implementar soluções que facilitem a leitura e interpretação de representações gráficas.
O que vai aprender
O mini-curso vai ajudar a:
- Definir níveis de relevância dos dados num gráfico;
- Compreender que componentes de um gráfico devem ser removidos, mantidos, ou ajustados, e outros que devem ser adicionados;
- Como chamar e reter a atenção;
- Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no curso sobre perceção e cognição;
- Selecionar a cor com base em critérios funcionais.
Sobre o autor
Vive em Oeiras. É autor, consultor e formador em análise e visualização de dados.