Saltar para o conteúdo principal

A nova rota da prata

Experiência com regiões NUTS3 simplificadas mostrando a proporção da população idosa em cada região da península Ibérica.

· Por Jorge Camões · 1 min de leitura

Como português que ignora muito de Espanha (o contrário ainda é pior) até há pouco tempo nunca tinha ouvido falar da Rota da Prata, uma rota comercial antiga paralela à fronteira com Portugal (vejam a imagem no canto inferior direito e procurem na wikipedia, se estiverem interessados).

Fiz este mapa de mosaico das NUTS3 da península, e estava a experimentar a representação quando vi isto: uma rota da prata, não no sentido comercial, mas relacionada com a cor do cabelo. Esta linha que vai do Alentejo e entra pela Galiza e que corresponde à zona da península com a população mais envelhecida (percentagem de idosos 65+ no total da população).

Sobre a técnica: criei com merged cells em Excel regiões retangulares próximas das configurações geográficas e usei a formatação condicional para colorir a representação. Cada região aponta para uma coluna de valores, pelo que posso preencher essa coluna com os valores que entender. Cada região é identificada por um código de três letras.

Isto é útil porque o Excel tem um relacionamento difícil com mapas, e nem sempre temos de ter o detalhe geográfico. Esta solução muitas vezes é suficiente para representar padrões espaciais.

Sobre o autor

Jorge Camões Jorge Camões
Atualizado em 28 de Nov de 2025