Artigos
A falta de Visão dos crimes
Um artigo publicado na revista Visão conseguiu escolher a pior opção na discussão com base em dados: atirar quatro números para o ar quando poderia ter uma série de 30 anos com uma mensagem muito mais clara.
· Jorge Camões
Uma pergunta com barbas
A pergunta "qual o gráfico mais adequado para representar x?" é a pergunta que mais me fazem nos cursos de visualização de dados, e aquela de mais fácil e de mais difícil resposta.
· Jorge Camões
A nova rota da prata
Experiência com regiões NUTS3 simplificadas mostrando a proporção da população idosa em cada região da península Ibérica.
· Jorge Camões
Ideias que se recusam a morrer
Há algumas ideias antigas e erradas sobre visualização de dados que se recusam a morrer. O que podemos fazer para lhes dar o descanso final?
· Jorge Camões
Número de séries gráficos de Excel
Qual o máximo número de séries num gráfico? Leia sobre uma combinação de boas práticas de visualização de dados com a sua aplicação em Excel.
· Jorge Camões
Dumbbell plot: eficácia e elegância
O doorbell plot é um gráfico eficaz, eficiente, flexível e elegante, quatro qualidades que são difíceis de encontrar em gráficos de barras.
· Jorge Camões
Redesigning o RASI
Decidi fazer uma pausa e dedicar uma hora a refazer os gráficos (lado direito da imagem). Toda a página é um draft rápido em Excel (também para mostrar que o trabalho in-house não tem de ser... aquilo).
· Jorge Camões
Dados não temos
A ausência de dados em Portugal é algo extraordinário. Não há conferência, debate, em que a conclusão não se resuma a era giro fazer isto, mas não há dados.
· Jorge Camões
Os conhecidos que desconhecemos
As publicações da União Europeia (e de muitos organismos de estatística) tendem a não aplicar boas práticas de visualização de dados que são consensuais entre os especialistas.
· Jorge Camões
Pedi ao ChatGPT para fazer um gráfico
Uma tentativa de criar um gráfico com o ChatGTP. Claramente alinhado com algumas ideias um pouco desatualizadas, não conseguiu perceber o que se pretendia.
· Jorge Camões
Despesas com habitação: havia sinais
A evolução do peso das despesas em habitação parece mostrar que o problema foi ignorado ao longo de décadas, com os atuais resultados.
· Jorge Camões
O Tejo é mais belo que o rio da minha aldeia
Uma experiência de integração de dados com referências geográficas do rio Tejo, e a população nos concelhos nas suas margens. Inclui o poema de Fernando Pessoa a que o título faz referência.
· Jorge Camões
Sobre a criatividade em visualização de dados
Onde se argumenta que a criatividade em visualização de dados não se resume a um resultado estético.
· Jorge Camões
O problema com os gráficos de barras
Clarificar o que queremos comunicar com os dados faz toda a diferença no momento em que decidimos pelo tipo de gráfico adequado.
· Jorge Camões
O RASI como grau zero de literacia gráfica
O RASI, Relatório Anual de Segurança Interna é, infelizmente, o melhor mau exemplo de utilização de gráficos em relatórios que jamais encontrei.
· Jorge Camões