Dumbbell plot: eficácia e elegância
A família de gráficos dot usa pontos em lugar de barras, e na maioria das vezes é uma excelente alternativa a esses gráficos. Compare o gráfico acima com este, que representa os mesmos dados:

O gráfico de barras parece algo pesado e tosco mas, mais importante que isso, dificulta a interpretação dos dados: não é fácil de imediato ter uma panorâmica dos países que tiveram um aumento ou uma diminuição dos valores. Além disso, é difícil seguir os valores de referência que ordenam os dados (2020).
O gráfico dumbbell plot torna o sentido e a intensidade da variação imediatamente visível. Se quisermos uma versão mais conservadora podemos usar setas:

Isto mostra que este tipo de gráfico tem bastante flexibilidade de pode ser ajustado para vários níveis de literacia gráfica e expressividade.
Para além de serem, em geral, mais apelativos e eficazes, a família de gráficos dot tem a vantagem adicional de usar o espaço de forma mais eficiente, facilitando o seu uso em ecrãs pequenos. Este não é exceção: como vê, ele apenas precisa de um segmento cuja extensão define a intensidade e cuja cor define o sentido da variação.
Os gráficos dot não estão disponíveis na biblioteca de gráficos em Excel, mas são fáceis de produzir a partir do gráfico de dispersão.
O uso de gráficos de barras é uma opção simples que em muitos casos funciona. No entanto, a sua eficácia degrada-se bastante quando temos duas ou mais séries, como exemplifiquei neste post. A escolha deste gráfico para o primeiro tutorial na Biblioteca de Gráficos não é inocente: quanto menos gráficos de barras com duas ou mais séries tivermos, melhor, e quero contribuir um bocadinho para isso.
Apoie esta causa pela substituição dos gráficos de barras. Leia e divulgue! 😊 Subscreva a Academia Wisevis em promoção de Pré-Lançamento para um curso completo em Visualização de Dados e muitos tutoriais de Excel que estão a chegar.
Member discussion