Saltar para o conteúdo principal

Datavis 05: Ferramentas

Este é um mini-curso que oferece uma panorâmica do tipo de ferramentas disponíveis para visualização de dados, discutindo também a necessidade de competências transversais.

Iniciar curso

Conteúdo do curso

  1. Visão geral das principais ferramentas para visualização de dados
    São enumeradas algumas das múltiplas ferramentas para a visualização de dados, desde linguagens de programação, aos sistemas de BI e ao inevitável Excel.

Descrição do curso

Há inúmeras ferramentas de visualização de dados, e este curso oferece uma panorâmica da diversidade de opções. A prazo, serão adicionados módulos adicionais detalhando algumas dessas ferramentas (O Excel terá direito aos seus cursos independentes).

Um dos pontos sublinhados no curso é o de que não há ferramentas neutras: elas implementam funcionalidades com base em critérios técnicos, comerciais e outros. Há toda uma indústria de tips & tricks à volta de cada aplicação, partilhando soluções para resolver problemas para os quais a aplicação não tem uma resposta direta. É tanto mais fácil trabalhar com uma aplicação quanto mais ela estiver alinhada com a nossa perspetiva da visualização, para que fazer um gráfico não seja uma luta constante contra a aplicação.

O curso sublinha também que competências transversais e agnósticas facilitam a aprendizagem de qualquer aplicação, dado o objetivo é claro, bem como a forma de o atingir, restando a adaptação à ferramenta concreta.

O que vai aprender

O curso vai ajudar a:

  • Compreender a diferença entre os vários tipos de aplicações de visualização de dados;
  • Perceber as vantagens as limitações de cada uma delas;
  • Conhecer a diferença entre ferramentas que oferecem tipos de gráficos e as que oferecem uma linguagem de visualização;
  • Evidenciar que cada aplicação concreta influencia a forma como abordamos a visualização de dados;
  • Avaliar as vantagens de competências transversais e agnósticas e como isso ajuda no processo de domínio de ferramentas concretas.

Sobre o autor

Jorge Camões Jorge Camões
Atualizado em 27 de Nov de 2025