Conteúdo do curso
Descrição do curso
A pandemia veio por em evidência muito do trabalho que é necessário na preparação dos dados, desde a sua recolha, à limpeza, clarificação de conceitos e estrutura de dados. Um dos problemas mais debatidos na altura foi a diferença entre morrer de ou com COVID.
Esta fase de preparação é pouco visível ou valorizada e, como em muitos outros casos, apenas temos consciência dela quando algo corre mal.
Este curso debate a necessidade de preparar os dados de forma adequada para análise, desde a limpeza de erros, à padronização de nomes ou definição de amplitudes de dados. Também é importante clarificar os conceitos, que com frequência levam a diferentes interpretações, dependendo da forma como se lê o conceito em causa.
A importância de uma boa estrutura dos dados é algo a que os utilizadores de Excel, por exemplo, parecem pouco sensíveis. Mas ela tem um grande impacto na flexibilidade das análises, na complexidade das fórmulas (estruturas desadequadas tendem a obrigar a fórmulas mais complexas), no risco de erros e nos custos de manutenção e atualização dos produtos de informação.
O que vai aprender
O curso vai ajudar a:
- Avaliar de forma crítica a qualidade do dados
- Mostrar a necessidade de implementar sistemas de validação e correção
- Reconhecer a importância de uma boa definição de conceitos
- Perceber o impacto de uma deficiente estrutura de dados
- Implementar regras simples que facilitam a adoção de estruturas mais adequadas.
Sobre o autor
Vive em Oeiras. É autor, consultor e formador em análise e visualização de dados.